A idade da chuva: Marx e os marxistas

Qual é a idade do marxismo? Segundo o historiador Fábio José Queiroz, o marxismo tem a idade da chuva, pois sempre se renova, não obstante os ataques e desafios que fazem parte de sua história. No artigo "A idade da chuva, Marx e os marxistas - atualidade e atualização", é apresentado aos leitores, a atualidade do pensamento marxista, diante do que é próprio da constituição do Capitalismo e da necessidade da crítica e da transformação da realidade.





"Partindo de autores marxistas, que, ao longo do século XX e nos primeiros anos do século XXI, se empenharam em revisitar e atualizar o marxismo, neste artigo, que coincide com os 200 anos do nascimento de Marx e os 170 anos da publicação do Manifesto Comunista, se oferece uma trilha teórica com a qual se pretende coadjuvar os estudos em torno da atualidade e atualização do legado marxista. A idade da chuva é sempre a mesma e nunca é a mesma, pois ela própria se renova e, ao se renovar, se torna outra, que traz em si a antiga e a nova idade. Assim é o pensamento marxista: a sua base é a mesma, mas, ao longo do tempo, ele se renova, e a sua idade é antiga e nova".


Fica evidenciado que a teoria marxista não é apenas um recurso teórico, acadêmico, mas sim "[...] atividade política e luta da classe trabalhadora constituem uma composição unitária inseparável. Movimento e teoria, teoria e movimento. Em redação pedagógica, dir-se-ia que a tríade – teoria, movimento político e proletariado – está a serviço da transformação da sociedade dominada pelo capital ou, enunciado de outra maneira, de uma mudança social radicalíssima (por isso, a metáfora das covas abertas)".


Confira o texto completo de Fábio José Queiroz, líder do Grupo de Pesquisa Marx, Classes Sociais, Estado, Ideologia e Revolução, que faz parte do LABORE, acessando o nosso site.



25 visualizações

Laboratório de Pesquisa em História Social - LABORE 

Núcleo de Estudos em História Social e Ambiente - NEHSA 

Brasil, Estado do Ceará

Contato: historiasertoes@gmail.com

© Desde 2017