O NEHSA possui quatro linhas de pesquisa:

História Social da Cultura.

História, Sociedade e Natureza.

História, Economia e Conflitos Sociais. 

Ensino da História Social e Ambiental.    

 

Linha História Social da Cultura.

 

Analisar as manifestações culturais, as vivências e sociabilidades dos sujeitos a partir de suas experiências sociais, de forma plural: valores identitários, representações, festas, laços familiares, práticas de descanso e de lazer e experiências emancipatórias.

 

Palavras-chave: Sociabilidade, Etnicidade, Cultura, Identidades, Vivências.

Linha História, Sociedade e Natureza. 

 

Analisar as relações sociais e econômicas historicamente estabelecidas pelos humanos com o mundo natural. Discutir a ocupação dos territórios, diversos processos de urbanização, bem como o impacto do uso da técnica na formação da sociedade, tanto no espaço urbano quanto no rural.

 

Palavras-chave: Natureza, Urbano, Paisagem, Questão Ambiental. 

Linha História, Economia e Conflitos Sociais 

 

Estudar as relações sociais de classe, as formas de opressão ; a desigualdade social, a relação entre a pobreza e a riqueza; escravidão, demais formas de trabalho compulsório e o trabalho assalariado; direitos e disputas sobre a propriedade.

Palavras-chave: Classes sociais, trabalho, desigualdade social, economia, propriedade.

Linha Ensino da História Social e Ambiental 

Produzir conhecimento para o ensino de História a partir dos problemas históricos estudados pela História Social e Ambiental, desenvolver metodologias, problematizar o ensino e a aprendizagem a partir das pesquisas e ações dos professores de História da rede básica. Discutir a História Local e Regional, materiais, fontes e métodos para o ensino da História.

Palavras-chave: Ensino, História Social, História Ambiental.