© 2017 por Comissão Organizadora. Laboratório de Pesquisa em História Social - LABORE - URCA 

Contato: historiasertoes@gmail.com

O NEHSA possui quatro linhas de pesquisa:

- História Social da Cultura,

- História, Sociedade e Natureza,

- História Social do Trabalho e da Propriedade,   

- Memória, Identidade e Representação. 

Linha História Social da Cultura.

 

A linha de pesquisa tem como objeto as manifestações culturais, as vivências e sociabilidades dos sujeitos a partir de suas experiências sociais, de forma plural: valores identitários, representações, festas, laços familiares, práticas de descanso e de lazer e experiências emancipatórias.

 

Palavras-chave: Sociabilidade, etnicidade, cultura, identidades, vivências.

Linha História, Sociedade e Natureza. 

 

O objetivo da linha de pesquisa é analisar as relações sociais e econômicas historicamente estabelecidas pelos homens com o mundo natural. Nesse sentido, interessa discutir a ocupação de territórios, diversos processos de urbanização, bem como o impacto do uso da técnica na formação da sociedade, tanto no espaço urbano quanto no rural.

 

Palavras-chave: Natureza, Urbano, Paisagem. 

Linha Memória, Identidade e Representação.

 

Busca-se compreender a construção da identidade através das manifestações do inconsciente coletivo de um determinado grupo e discutir o significado das representações sociais expressas pelos símbolos e arquétipos. Analisa a relação entre identidade, memória e representação, utilizando-se da História Oral como instrumento de interpretações.

 

Palavras-chave: História, Relações de Poder, Imaginário, Representações.

Linha História Social da Propriedade

 

A linha está voltada para pesquisas em diferentes temporalidades sobre: 1) as relações sociais de classe,as formas de opressão, as experiências e lutas dos trabalhadores; 2) a desigualdade social, a relação entre a pobreza e a riqueza; 3) a história da propriedade; 4) escravidão, demais formas de trabalho compulsório e o trabalho assalariado; 5) as leis, os direitos e a organização do trabalho e dos trabalhadores; 6) Os direitos e disputas sobre a propriedade.

Palavras-chave: Classes sociais, trabalho, desigualdade social, economia, propriedade.